Home / Informações / Credito consolidado – o que é e para que serve?

Nos dias de hoje, com a facilidade que existe para se recorrer ao crédito, é cada vez mais frequente, surgirem situações de descontrolo orçamental nas famílias. Muitas das famílias, devido à falta de esclarecimento e às facilidades existentes para acesso ao crédito de consumo, proporcionadas pelas empresas de crédito, acabam por acumular vários créditos, superando as suas possibilidades a nível económico. Por outro lado, situações deste género, ocorrem também muitas vezes devido à instabilidade ao nível do emprego, sendo que quando um dos elementos da família perde o seu posto de trabalho, esta situação reflecte-se, na maioria dos casos, num corte de aproximadamente 40% do orçamento familiar, o que conduz a uma situação para a qual as famílias não estão previamente preparadas.

Com o aumento destas situações, em que as famílias se vêem incapazes de fazer face às despesas existentes com os créditos acumulados, surgiu no mercado financeiro o crédito consolidado. O crédito consolidado é um serviço de crédito, como tantos outros, mas que tem como objectivo reduzir até 50% o encargo mensal das famílias com as prestações relacionadas com créditos realizados. Ao recorrer ao crédito consolidado, vai conseguir diminuir os seus encargos e torna-los suportáveis para o seu orçamento familiar. Os vários créditos que possui passam a ser acumulados em apenas um ou dois créditos que, no seu conjunto, resultam num encargo mensal inferior ao que possuía anteriormente. È de realçar, no entanto, que a longo prazo o montante da divida se torna superior, uma vez que o crédito prolonga-se mais no tempo e é sujeito a uma nova taxa de juro.

Ao recorrer ao crédito consolidado pode optar por um crédito com hipoteca ou sem hipoteca, ou seja, ao efectuar o crédito pode escolher dar ou não garantias reais, tais como, bens imóveis ou equiparados que pertençam ao devedor ou a terceiros. Caso opte por um crédito consolidado com hipoteca, embora este envolva um custo inicial superior, você vai poder desfrutar de uma taxa de juro mais baixa e de um prazo mais logo. Por sua vez, caso escolha uma situação de crédito consolidado sem hipoteca, vai ter a seu cargo uma taxa de juro mais elevada e um prazo mais curto para saldar o seu empréstimo.

Como sempre, quando recorrer ao crédito, seja ele de que tipo for, seja paciente, ouça as várias propostas que o mercado tem para si e esclareça-se sobre as mesmas.

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *